A conformidade tributária tem se mostrado cada vez mais importante no ambiente empresarial, principalmente quando o assunto é manter uma boa gestão financeira e evitar multas e sanções fiscais.
De acordo com o CEO da Syhus Contabilidade, Cristiano Freitas, a adoção de práticas de compliance rigorosas podem reduzir os riscos e garantir que sigam todas as leis vigentes.
Sobre o compliance tributário, ele é um conjunto de ações e práticas que uma empresa usa para garantir que todas as suas obrigações fiscais sejam cumpridas segundo a legislação.
Seu principal objetivo é desenvolver um método que garanta a aplicação correta de regras fiscais e reduza a exposição a riscos fiscais associados à emissão de notas fiscais e outros documentos obrigatórios.
“A implementação de um programa de compliance tributário eficaz requer uma análise detalhada das práticas fiscais da empresa, incluindo a revisão periódica das obrigações tributárias e o acompanhamento das mudanças na legislação”, explica Freitas.
Benefícios
A empresa, ao adotar um programa de compliance tributário, adquire várias vantagens, dentre as principais:
- Proteção contra sanções e multas;
- Otimiza a gestão financeira;
- Segurança legal;
- Reputação e acesso financeiro.
Como implementar?
Um empresário que quer garantir essas e outras vantagens com o compliance tributário deve seguir, antes de tudo, alguns passos:
- Fazer um resumo da situação fiscal de sua empresa;
- Realizar um plano de ação para supervisionar a aplicação das regras;
- Instruir a equipe sobre a importância e aplicar treinamentos internos de conformidade fiscal;
- Observar e revisar regularmente as obrigações fiscais.
Diante disso, percebe-se que um programa de compliance tributário é mais do que uma obrigação legal, tornando-se uma estratégia perspicaz para garantir que uma empresa permaneça no mercado e cresça.
Com informações da RTA Comunicação
Fonte: Portal Contábeis