A partir desta quarta-feira (13), o teto do juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser 1,80%.
Anteriormente, a taxa estava em 1,84% ao mês para o empréstimo pessoal consignado. Vale informar que, para o cartão de crédito e de benefício, os juros vão para 2,67%.
Conforme citam as regras, as instituições bancárias podem cobrar menos juros, e não mais do que o teto definido.
Diante da redução da taxa básica de juros, Selic, os juros do consignado têm caído. Conforme informou o Portal Contábeis, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá para redefinir a nova taxa em sua última reunião do ano.
O que é o consignado do INSS?
O consignado do INSS trata-se de um crédito controlado pela Previdência Social, oferecendo descontos diretos no benefício previdenciário.
O segurado do INSS, pelas regras, pode comprometer até 45% do seu benefício com o crédito consignado sendo, desse total, 35% para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.
Para aqueles que queiram adquirir o crédito consignado, vale mencionar que o empréstimo pode ser pago em até 84 meses e os juros são limitados, a instituição financeira pode cobrar menos do que a taxa estabelecida.
Como fazer?
O segurado que quiser bloquear ou desbloquear o crédito consignado deve:
- Entrar no Meu INSS;
- Clicar no botão “Novo Pedido”;
- Digitar “bloquear” ou “desbloquear”;
- Na lista, clicar no nome do serviço/benefício;
- Ler o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Fonte: Portal Contábeis