Em um cenário de contínuas inovações na área da Inteligência Artificial (IA), as empresas estão se preparando para aproveitar os benefícios da IA Generativa de maneira mais acessível e eficiente no próximo ano, conforme revela o estudo Pulse of Change da consultoria Accenture.
Realizada em setembro de 2023, a pesquisa envolveu 2.207 executivos de alto escalão (C-Levels) de 13 nações, buscando compreender o impacto da IA generativa nos negócios e as perspectivas para o futuro do trabalho.
De acordo com os resultados, 85% das empresas consultadas planejam aumentar seus investimentos em IA generativa em 2024. Áreas como atendimento ao cliente (55%), finanças (45%) e marketing (41%) despontam como focos principais.
No contexto brasileiro, embora 99% das empresas reconheçam o potencial transformador da IA generativa, apenas 24% realizaram investimentos consideráveis nessa tecnologia.
A preocupação dos executivos brasileiros para o próximo ano envolve a adaptação aos avanços tecnológicos, com 65% dos C-Levels destacando esse desafio. Outras preocupações incluem mudanças climáticas (53%), adaptação aos valores dos clientes (49%) e escassez de talentos (40%).Com informações Exame
Fonte: Portal Contábeis