Empresarial

Empresas: fusões podem fortalecer marcas no mercado

Nos últimos anos, várias fusões e aquisições transformaram o mundo corporativo global e, essas mudanças revelam uma estratégia marcada para fortalecer marcas, otimizar os recursos, bem como maximizar resultados.

Para o empresário Rodrigo Negrini, quando duas marcas se unem e combinam suas operações, podem diminuir redundâncias, além de aproveitar as eficiências de escala.

“Isso resulta em uma significativa redução de custos, desde a produção até a distribuição”, revela Negrini.

As fusões, frequentemente, têm como objetivo potencializar os resultados, alcançando não só com o aumento da participação de mercado, mas também mediante expansão geográfica que uma companhia pode realizar ao fazer essa união.

“O resultado é uma base de clientes mais ampla, maximizando as vendas e, consequentemente, os lucros. Essa união também aprimora a relação com fornecedores e distribuidores, fortalecendo ainda mais a posição da marca no mercado”, pontua.

Ainda segundo o empresário, a fusão de duas empresas pode resultar em um reforço significativo da imagem da companhia. 

“Combinar as forças de duas marcas bem estabelecidas leva a uma percepção de maior confiabilidade e competência aos olhos dos consumidores. Além disso, a fusão permite que as empresas alinhem suas estratégias de branding e marketing para apresentar uma mensagem coesa, atraindo um segmento de mercado mais amplo e diversificado, além de aumentar a presença das marcas do novo grupo ”, relata.

Vale deixar em destaque que, apesar das muitas vantagens, as fusões não estão livres de desafios e a integração cultural entre as companhias pode ser complicada, principalmente se tem filosofias de negócios diferentes.

“Coordenar esforços leva tempo, além de trazer desafios de estabilizar ao ambiente integrado de trabalho. Por isso, a gestão do processo deve ser muito cuidadosa”, declara. 

O especialista ainda acrescenta que as empresas que consideram essa via devem estar preparadas para enfrentar os desafios que essa jornada oferece. 

“De qualquer maneira, quando bem executadas, as fusões não só fortalecem marcas no mercado, mas também garantem uma posição mais consolidada e um ambiente econômico mais favorável”, finaliza.

Com informações da Carolina Lara Comunicação

Fonte: Portal Contábeis