Contábil

EQT: resultado das provas objetivas já está disponível

Os candidatos que prestaram a 26ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e da 9ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) para registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) já podem conferir o resultado definitivo da prova objetiva, disponibilizado na manhã desta segunda-feira (27).

As informações estão disponíveis no site do Instituto Consulplan. Para conferir, os candidatos deverão acessar o link “Concursos”, localizado no menu principal da página, e buscar na sessão “Concursos em andamento” o espaço intitulado “Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – Exame de Qualificação Técnica (EQT) 1/2024 ou clicar aqui, onde será redirecionado direto para a página dos resultados. A lista completa com o resultado também está disponível aqui.

A Consulplan também divulgou, nesta segunda-feira (27), a resposta aos recursos do resultado preliminar da prova objetiva.

Qual a importância do EQT

O Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instituídos pela NBC PA 13 (R3) e pela NBC PP 02, respectivamente, é um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI ou no CNPC, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente ou Perícia Contábil.

O projeto é desenvolvido pela Vice-presidência de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e iniciou-se devido a uma preocupação do CFC em elevar o nível técnico e científico do contador brasileiro da área da Auditoria Independente e Perícia Contábil,  considerando o disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n.º 308, de 14 de maio de 1999,  Resolução n.º 3.198, de 27 de maio de 2004, alterada pela Resolução n.º 3.771, de 26 de agosto de 2009, do Banco Central do Brasil, e na Resolução CNSP n.º 312, de 16 de junho de 2014, NBC PP 02 e Instrução Normativa CVM nº 591/17.

O objetivo deste projeto é estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido na área de Auditoria Independente e Perícia Contábil. Para isso, o Exame tornou-se um dos requisitos para a inscrição do contador que pretende atuar no mercado de valores mobiliários ou na área de Perícia Contábil.

Com informações CFC

Fonte: Portal Contábeis