Economia

Feriados bancários: quais são e como ficam as contas?

Em 2023 os trabalhadores brasileiros tiveram 11 feriados prolongados para folgar e aproveitar os dias como quisessem, livres das obrigações trabalhistas. Em 2024, por outro lado, o cenário mudou bastante. Haverão feriados, mas sem a chance de emenda da folga em decorrência do dia que caíram.

No calendário oficial do governo, serão 18 datas comemorativas, sendo que oito são pontos facultativos e dez feriados nacionais, mas vários caíram em finais de semana.

Nos dias decretados como feriados nacionais, já vamos adiantar de antemão para os leitores que não haverá expediente bancário, uma das principais preocupações para o acerto de contas.

Quatro feriados cairão em sábados ou domingos, quando já não haveria atendimento ao público. Os outros caem em dias úteis.

Vale lembrar também que as contas de consumo (como água e energia), vencidas nos feriados, ou no último dia útil do ano, poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Começando pelo próximo feriado, de Carnaval, as agências bancárias param de funcionar na sexta-feira (9) e só voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas, dia 14, ao meio dia. Vale lembrar que o Carnaval não é feriado nacional e sim ponto facultativo. 

Confira na tabela abaixo as datas comemorativas, se é feriado ou ponto facultativo e se os bancos abrem ou não nas datas.

Data comemorativa

Ponto Facultativo ou feriado?

Bancos funcionam?

Carnaval (13 e 14/02) e Quarta-feira de Cinzas (15/02)

Ponto Facultativo

Não

Sexta-feira Santa (29/2)

Feriado Nacional

Não

Tiradentes (21/04) – Domingo

Feriado Nacional

Não

Dia do Trabalho (01/05)

Feriado Nacional

Não

Corpus Christi (30/05)* possibilidade de emenda 

Feriado Nacional

Não

Independência do Brasil (07/09) – sábado

Feriado Nacional

Não

Nossa Senhora Aparecida (12/10) – sábado

Feriado Nacional

Não

Dia de Finados (02/11) – sábado

Feriado Nacional

Não

Proclamação da República (15/11)

Feriado Nacional

Não

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11)

Feriado Nacional

Não

Natal (25/12)

Feriado Nacional

Não

 

Fonte: Portal Contábeis