Tecnologia

GOV.BR se torna a página de governo mais acessado do mundo

O portal oficial do governo brasileiro, o GOV.BR, se tornou a página de governo mais acessada do mundo, de acordo com o site Similarweb, especializado na análise de tráfego na web. 

O objetivo da página é simplificar a vida dos cidadãos, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos para acessar serviços públicos.

Atualmente, o GOV.BR atende mais de 150 milhões de usuários no Brasil, oferecendo acesso a mais de 4 mil serviços digitais. 

Dentre os serviços disponíveis na plataforma, destacam-se a prova de vida, abertura de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial e documentos militares. Além disso, o portal permite aos usuários pesquisar serviços digitais de acordo com seu perfil, seja agricultor, turista, aposentado, empreendedor ou motorista.

O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável pela operação do GOV.BR, Alexandre Amorim, destacou a robustez da estrutura por trás da plataforma.

“O gov.br tem mais de dois mil sistemas integrados funcionando em cerca de 500 servidores, que registram 4 mil acessos por segundo ao Portal Gov.br. Só o Serpro seria capaz de fornecer a estrutura capaz de sustentar um conjunto de serviços dessa magnitude”, explica o presidente do Serpro.

Segundo Amorim, os serviços mais utilizados são a Carteira de Trabalho Digital, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (eCAC) e o Meu INSS.  

Uma das inovações mais destacadas do GOV.BR é a Assinatura Eletrônica GOV.BR, que permite aos usuários assinar documentos digitalmente, conferindo-lhes a mesma validade de uma assinatura física, conforme estipulado pelo Decreto nº 10.543 de 13 de novembro de 2020. Até o momento, mais de 70 milhões de assinaturas foram realizadas por meio dessa ferramenta.

Cadastro GOV.BR

O processo de cadastro no GOV.BR exige o preenchimento de um formulário. Os dados fornecidos pelos cidadãos podem ser validados junto à Receita Federal ou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Para alcançar níveis de conta mais avançados, como Prata e Ouro, são necessários procedimentos adicionais, como biometria facial e validações por entidades como bancos credenciados e a Justiça Eleitoral.

Fonte: Portal Contábeis