O governo deve se reunir na manhã desta quarta-feira (16) com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, BTG Pactual e Banco Safra para discutir o crédito bancário no país, a atuação das bets, a taxação de grandes fortunas e a regulamentação da reforma tributária.
O presidente Lula também deverá discutir na reunião uma das medidas avaliadas pelo governo como forma de compensação do aumento da isenção do Imposto de Renda, que seria uma nova taxação de milionários, para buscar o cumprimento da proposta de campanha de elevar a isenção para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Essa taxação de grandes fortunas ainda é uma proposta inicial e foi apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e teria foco em brasileiros que ganham mais de R$ 1 milhão por ano.
Apesar do tema ter ganhado repercussão, essa proposta é apenas uma das avaliadas pelo governo para compensar a isenção do IR.
O encontro também deve discutir a regulamentação das apostas esportivas, conhecidas como bets, tema de preocupação da Febraban, que reforça o impacto financeiro que essa atividade tem na renda dos brasileiros e ainda levanta o tema da alta inadimplência no país.
Fonte: Portal Contábeis