Diversos

Greve do INSS começa e pode comprometer pente-fino nos benefícios

Nesta quarta-feira (10), os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram greve em todo país por falta de acordo com o governo federal sobre reajuste salarial.

A expectativa, apesar de ainda não haver um balanço sobre o nível de adesão no primeiro dia de paralisação, é que a medida afete a análise e concessão de benefícios, bem como avaliação e revisão de recursos, segundo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no estado de São Paulo (SINSSP).

Além disso, por conta da greve, a operação pente-fino, que seria feita nos auxílios temporários, pode ficar comprometida.

Os servidores do instituto alegam que o início da paralisação se deu porque o governo não está disposto a dialogar sobre as pautas prioritárias da categoria, bem como da falta reajuste de seus salários

As demandas da categoria são:

  1. Nível superior para o ingresso no cargo de técnico do seguro social;
  2. Atribuições exclusivas, enquadramento como “carreira típica de Estado ou Estratégica Finalística/ Transversal Estruturante”;
  3. Reestruturação da carreira;
  4. Melhores condições de trabalho;
  5. Investimento em tecnologia.

Ao InfoMoney, o INSS confirma que, em um balanço parcial do primeiro dia de paralisação, não houve comprometimento das atividades, ressaltando que mais de 100 serviços podem ser feitos pela plataforma Meu INSS ou entrar em contato pela Central de atendimento 135.

Com informações do InfoMoney

Fonte: Portal Contábeis