Contribuintes já podem consultar o 3º lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024 nesta quarta-feira (24). O lote, que também contempla restituições residuais de exercícios anteriores, será pago a 6.091.572 de contribuintes, no valor total de R$ 8,5 bilhões, na próxima semana (31).
Desse total, R$ 529.549.606,98 refere-se ao quantitativo de restituições de contribuintes que possuem prioridade legal, sendo que:
-
14.756 restituições para idosos acima de 80 anos;
-
95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 34.014 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5.711.130 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 172.719 restituições destinadas a contribuintes não prioritários;
- 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Como consultar o 3º lote de restituição
O contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo do Meu Imposto de Renda para fazer a consulta.
No site da Receita, basta acessar a opção Meu Imposto de Renda e depois em “Consultar Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Caso o contribuinte seja contemplado neste lote, o pagamento será feito na quarta-feira (31) na conta bancária informada durante a declaração do IRPF ou na chave Pix.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Portal Contábeis