A pretensão salarial é algo muito discutido na atualidade, mas que ainda gera dúvidas e receios para o trabalhador na hora de expor o que deseja.
De maneira geral, a pretensão salarial trata-se do valor de salário que o candidato gostaria de receber para fazer determinada função em que está se candidatando, isto é, quanto ele acha que vale seu trabalho considerando quanto o mercado vem pagando por ele.
Diante disso, as empresas perguntam qual a pretensão salarial de um candidato para saber se o que elas têm a oferecer se alinha com o que querem.
Apesar de tudo, a pretensão salarial não pode ser tirada do nada, sendo assim, é necessário baseá-la nos últimos salários e na realidade atual do mercado de trabalho.
É importante, além disso, entender que situações de crise tendem a desvalorizar os salários, porém podem inflacionar algumas áreas específicas.
Vale lembrar que quem busca o primeiro emprego deve focar, especialmente, nas oportunidades de aprendizado e crescimento que a vaga oferece.
Ainda assim, vale ressaltar que o que revela sua pretensão salarial deve, antes, entender quais são os desafios e oportunidades que a empresa oferece do que aquilo que ela paga naquele momento. Dessa forma, observe os seguintes pontos:
- Salários variam muito de cargo;
- Pesquise o mercado;
- Considere seu custo de vida;
- Entenda quais são os benefícios;
- Considere as oportunidades de crescimento
Como responder sua pretensão salarial?
Assim que o recrutador pergunta ao candidato qual a sua pretensão salarial, é necessário estar com a resposta pronta, considerando todos os pontos citados acima.
Assim, o entrevistado deve ir com o valor pronto na sua cabeça e entender que isso não se trata de uma pergunta simples, mas que também não existe uma resposta correta, mas sim a melhor para cada situação.
Fonte: Portal Contábeis