Entre 15 de março e esta quarta-feira (3), foram entregues 10.256.300 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024, um equivalente a 23,85% do total esperado pela Receita Federal neste ano.
Dos envios realizados, 43% dos contribuintes optaram pelo uso da declaração pré-preenchida, que além de facilitar o preenchimento e evitar erros, também prioriza o cidadão na fila de restituição do IR, caso haja valores a restituir.
A opção da declaração simplificada representa 57,5% dos envios até o momento e, de acordo com a autarquia, 81,1% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, 10,8% terão que pagar Imposto de Renda e 8,1% não têm imposto a pagar, nem a receber.
A forma de entrega mais usada até agora foi o programa de computador (75,85), seguido pelo preenchimento online (13,6%) e por último o aplicativo do Meu Imposto de Renda (10,6%).
Quem ainda não fez a declaração do IRPF tem até o dia 31 de maio para fazer a entrega, mas vale lembrar que é neste dia também que vence a primeira cota do parcelamento dos valores devidos à Receita. Ou seja, caso tenha contas para acertar com o Fisco, já vai precisar entregar a declaração e no mesmo dia pagar as pendências.
Saiba mais:
IRPF: confira quais as 15 principais perguntas feitas pelos contribuintes ao Google nos últimos dias
Fonte: Portal Contábeis