O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou o instrumento da prova de vida com o objetivo de garantir que os cidadãos que recebem benefícios continuam vivos e recebem devidamente os auxílios.
A intenção da prova de vida é justamente evitar fraudes no sistema e pagamentos indevidos e, por conta disso, é feita periodicamente pelo Governo Federal.
Vale lembrar que, recentemente, algumas mudanças foram feitas e foi deixado de lado a obrigatoriedade dos beneficiários de comparecerem até a uma agência bancária para comprovarem que estão vivos.
Com essas mudanças, a partir de agora, será de responsabilidade do INSS fazer a prova de vida dos beneficiários, desde que seja notificado pela autarquia previdenciária.
Outro ponto que também foi alterado é que a prova de vida, agora, a contagem começa a partir da data da última atualização do benefício ou até mesmo da última prova de vida.
Na prática, os beneficiários que fazem a prova de vida devem continuar fazendo elas normalmente, porém, se não fizer, o benefício não é cortado.
O INSS pode entrar em contato com o beneficiário para fazer a prova de vida de diversas formas:
- Por telefone;
- Por e-mail;
- Por aplicativo;
- Presencialmente na residência do segurado.
O que alguns beneficiários do INSS não sabem ainda é que a prova de vida pode ser feita de duas maneiras:
- Presencialmente: realizada no balcão de atendimento do órgão pagador ou nos terminais de autoatendimento do banco pagador (caixa eletrônico), mesmo que não seja mais uma opção obrigatória;
- Digitalmente: feita no aplicativo gov.br, por meio de reconhecimento facial.
Como fazer a prova de vida digital?
- Acesse o aplicativo do gov.br;
- Faça o login e senha;
- Na tela inicial, aparecerá “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Selecione a “Prova de vida pendente”;
- Clique em autorizar;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Feito isso, clique em OK;
- Na tela de Autorização, o status da prova de vida mudará para “Autorizado”.
Fonte: Portal Contábeis