O calendário do Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024 já começou, proporcionando aos trabalhadores a oportunidade de acessar seus recursos de acordo com a data de nascimento.
Assim, a partir de hoje (1º), os nascidos em março já podem fazer o saque da modalidade. O saque pode ser feito até o dia 31 de maio, isso porque aqueles que aderiram à modalidade têm o mês de aniversário mais dois meses subsequentes para fazer a retirada dos valores, totalizando três meses de prazo.
Vale ressaltar que este sistema permite retiradas anuais dos fundos do FGTS, oferecendo mais flexibilidade financeira aos beneficiários. Apesar dessa vantagem, o governo pretende acabar com a modalidade em breve.
Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS
Trabalhadores que aderiram ao Saque-Aniversário podem retirar parte de seus fundos do FGTS anualmente, coincidindo com o mês de seu aniversário.
Em caso de demissão, esses trabalhadores têm acesso apenas à indenização rescisória, mas a proposta visa ampliar o acesso aos recursos, permitindo a retirada do saldo total da conta do FGTS.
O Governo planeja alterar as regulamentações, buscando possibilitar o saque integral do saldo da conta em casos de demissões sem justa causa, equiparando-se aos trabalhadores que não aderiram ao Saque-Aniversário.
Calendário de pagamentos
- Janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março;
- Fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril;
- Março: de 1º de março a 31 de maio;
- Abril: de 1º de abril a 28 de junho;
- Maio: de 2 de maio a 31 de julho;
- Junho: de 3 de junho a 30 de agosto;
- Julho: de 1º de julho a 30 de setembro;
- Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro;
- Novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025;
- Dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.
Fonte: Portal Contábeis