No mercado empresarial, a busca pelo sucesso é algo bastante presente, principalmente pelo fator da competitividade.
Por esse motivo, uma parcela de empresários buscam sempre pelo sucesso dos seus negócios, no entanto, se esquecem de um componente importante, o bem-estar próprio.
De acordo com o especialista em gestão empresarial, Marcus Marques, o descanso é ponto-chave no sucesso do empresário, enquanto trabalhar demais pode ter uma interpretação equivocada.
“Uma gestão empresarial de sucesso não se baseia apenas em muitas horas trabalhadas no dia ou em uma semana de trabalho sem um dia de descanso, mas na qualidade e planejamento das tarefas realizadas. Um profissional relaxado toma decisões mais assertivas e lidera com mais empatia e visão do que a empresa almeja”, explica.
Diante desse cenário, equilibrar a vida pessoal e profissional é fundamental para todo empresário e, apesar das dificuldades nesse processo, balancear o tempo ajuda no dia a dia.
“Estar bem com a família e no âmbito pessoal devem ser prioridades porque uma base sólida oferece suporte emocional e reduz o estresse. Esse equilíbrio é um diferencial para manter a saúde mental e alcançar o sucesso nos negócios”, destaca Marques.
Algumas empresas, por exemplo, passaram a implementar políticas flexíveis de férias, permitindo aos executivos recarregar suas energias, e isso resulta em maior produtividade, inovação, criatividade, eficiência e gestão assertiva do negócio.
“Férias regulares não são um luxo, mas uma necessidade fisiológica para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional,” ressalta o especialista.
Antes de tirar o período de descanso, é preciso desmistificar a ideia de que o sucesso está ligado à constante presença e trabalho árduo sem pausas e ao mesmo tempo adotar práticas que valorizem o bem-estar pode ser o diferencial para a longevidade e sucesso das empresas.
Assim, o Marques cita dois pontos cruciais para que o empresário possa se ausentar sem prejudicar o negócio:
- Saber delegar: treinar as lideranças faz com que elas tomem decisões importantes sem o empresário estar presente;
- Períodos curtos: se prefere não se ausentar por muito tempo, pode tirar períodos curtos de férias durante o ano, como uma semana a cada três meses, o que não impactará diretamente na rotina da empresa.
Com informações Carolina Lara Comunicação
Fonte: Portal Contábeis